domingo, 5 de abril de 2020

FOI UM CHINÊS QUEM DESCOBRIU A AMÉRICA?


Uma frota de navios chineses teria chegado à América setenta anos antes da descoberta de Cristóvão Colombo, em 1492; pelo menos de acordo com o ex-comandante de submarino da marinha britânica Gavin Menzies.

Menzies vai lançar em duas semanas na Grã-Bretanha o livro 1421 – The year China discovered the world (1421 – O ano em que a China descobriu o mundo), que conta a história de uma expedição náutica chinesa que teria circunavegado o mundo entre 1421 e 1423.

Segundo os chineses, Zheng He, foi um navegador que comandou a esquadra de quatro navios, que acabou estabelecendo colônias chinesas ao redor do mundo.
A esquadra teria partido de Nanquim, então capital do Império Chinês, em 1421, em direção ao estreito de Málaca (entre a Indonésia e a Tailândia). Dali a esquadra teria seguido para o Caribe, passando antes pela Índia, Península Arábica e pelo Cabo da Boa Esperança.

Miscigenação

A viagem teria continuado pela América do Sul, seguindo para o Pacífico Sul e Austrália pelo Cabo Horn e, de lá, cruzado novamente o Oceano Pacífico para chegar à América do Norte. “Os chineses se estabeleceram na América do Norte – desde a ilha de Vancouver (Canadá), até o Novo México (Estados Unidos) – e constituíram famílias mestiças com os índios”, disse Menzies à BBC.
“Quando os colonizadores espanhóis chegaram no século 16, eles encontraram muitos chineses, além de restos de um tipo específico de barco à vela chinês. Mas as doenças levadas pelos europeus dizimaram 90% dos índios e varreram os vestígios da influência chinesa”, explicou o militar da reserva.

Menzies afirma que a teoria de que os chineses estiveram na América antes dos espanhóis e dos portugueses e na Austrália antes dos ingleses é aceita por muitos estudiosos da costa oeste dos Estados Unidos.

A teoria não é a primeira a contestar o pioneirismo de Colombo, já que historiadores escandinavos sustentam que os vikings cruzaram o Atlântico e chegaram à América por volta do ano 1000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário